terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DESUMANAS

         Brinco muito com meus amigos do EXATAS sobre a insensibilidade "masculina"... Miro, meu coordenador, que o diga. Mas é só brincadeira mesmo... Isso porque confirmo, dia após dia e com muito pesar, que o problema não é só com o sexo masculino, mas do ser humano em geral.
         Frederico Morais, crítico literário, fala sobre a crise de dessensibilização humana que vivemos em A arte para pequeno e grande número. Homens e Mulheres vivem um completo vazio de sentimentos ou uma espécie de confusão geral, distorção clara de valores.
        De fato, o indivíduo se sente ameaçado no seu ser mais íntimo, no seu ser sensível. E o que mais assusta nesse processo de dessensibilização  é que ele se tornou um fenômeno tão cotidiano de corrosão das bases da vida, a todo momento, em todas as idades, em todos os níveis, que ninguém mais presta atenção nele. Onde foi que erramos? Onde perdemos o fio desse meada?
        O caso do professor de educação física Kassio Vinícius Castro Gomes, 39 anos, é um exemplo claro do que vivemos... O motivo para assassinato: uma nota baixa tirada em uma prova...
        Não foi por acaso que dei um exemplo no campo da EDUCAÇÃO. Porque acredito que é aqui que temos errado...É aqui que temos perdido o fio da nossa meada.
        As Ciências EXATAS e BIOLÓGICAS se desenvolveram magnificamente. Clona-se seres vivos e as esperanças de cura se renovam com o desenvolvimento das  pesquisas com células-tronco, monumentos são construídos com exatidão em todas as partes do mundo...
        E as HUMANAS? Ciências que se preocupam com questões como ética e filosofia? Ficaram onde? Ficaram ali. Atrofiadas.
         É essa a nossa crise. Estamos todos mais grotescos, mais rudes, mais estúpidos, mais egoístas. Somos bem informados, mas ignorantes. Temos GPS, mas dirigimos como trogloditas neuróticos e não conseguimos chegar ao coração das pessoas. Viajamos pelo mundo inteiro, mas temos preguiça de procurar o lixo mais próximo para jogar o papelzinho da bala. Usamos o próximo para satisfazer os nossos desejos mais sórdidos, enquanto for conveniente, depois descartamos, como lixo e não somos capazes de enfrentar a nossa solitude pois ela nos desmascara a todos...
         Não, não é coisa do "demo" não. Nem a prova definitiva de que o projeto "ser humano" não deu certo.  É simplesmente a constatação da falta de atenção dada às ciências HUMANAS, justamente aquelas mais sutis que não dependem das equações, que não se baseiam nas medições matemáticas nem podem ser testadas nos laboratórios. Da falta de atenção dada à EDUCAÇÃO, aquela pela qual pais e professores são responsáveis. Lembram?
         Observem os vestibulares. Não existe mais procura pelos cursos de filosofia, sociologia, história, pedagogia, letras...

          Então... O que fazer? Parece contraditório, mas esta é uma resposta para as ciências HUMANAS. Sobreviveu na área? Você também tem responsabilidade. Tem coragem? Junte-se a nós. E como escreveu Rosana Hermann:

"Eu adoraria contar com todas as pessoas de bem, os irmãos de fé,
os companheiros de jornada, os camaradas de ideologia, os humanos de coração,
para um grande encontro de volta naquele velho ponto da bifurcação.
Onde um dia, alguém colocou uma flor no cano de uma carabina. "

"Humanos,uni-vos."
                                                   CARLA STOPA
                        

Um comentário:

  1. Carla,
    Adorei seu blog, especialmente, este texto "Desumanas"!PERFEITO!!!! O que faz um olhar atento, não é mesmo?! Parabéns! Como sempre você, que é apaixonada pela educação, nos dando o prazer de ler algo tão sensível.
    Sempre que tiver um tempinho, passarei por aqui.
    Um grande beijo, tudo de bom!
    Juliana Ribeiro.

    ResponderExcluir

Cola sua ESCREVÊNCIA na minha...Eu junto tudo e a gente faz uma canção...
Juntos, os nossos sonhos de ESCREVÊNCIA podem ser maiores...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia mais...