quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

AVALIAÇÃO

         De acordo com Rosa Maria Hessel Silveira,
mesmo nos moldes das novas pedagogias,
tão marcadas pelas teorias psicológicas,
AVALIAÇÃO não deixa de ser um dos principais
motores da vida escolar, e algumas des-
sas mais recentes inspirações
avaliativas – que têm florescido
na educação infantil e nos anos ini-
ciais de escolaridade,  inclusive no ensino superior (grifo meu), não passam
incólumes pelo traço de Tonucci.
No seu cartum intitulado "A
avalliação", que se tornou bastante
conhecido por ter sido utilizado
em uma questão de um
Provão de
Pedagogia do Ministério de Educa-
ção e Cultura, a professora também
escreve breves frases descritivas de
seus alunos – Luis é vivo demais /
Ana é desorganizada / Pierre é
abúlico / Henrique é deficiente /
Carlos é temperamental / Luísa é
tímida demais  /  Maria é mal-
educada – para concluir com Só José
é normal.
     A leitura das imagens dos
alunos descritos e da professora in-
dica que José e a professora são se-
melhantes, o que sugere o quanto
de busca do próprio espelho pode
estar implícito em pareceres escritos
e impressionísticos das novas avali-
ações formativas ou somativas...
     Vivenciar os problemas da AVALIAÇÃO, no período em que se encerra o ano letivo, é trágico, se não fosse cômico...kkkkkkkkk
     Brincadeiras à parte, qualquer pessoa, mais ou menos informada, sabe e percebe a emergência de se repensar também a AVALIAÇÃO dentro das instituições que se dizem "educacionais"...
     É um processo e não um fim...E exige muita, muita responsabilidade de professores, pais e alunos também. Aliás, de toda comunidade escolar.
     Mas...
...SE MUITOS PROFESSORES FINGEM QUE ENSINAM, NOSSOS ALUNOS PODEM CONTINUAR FINGINDO QUE APRENDEM...
(Seria muito mais fácil!!!)
 Se nossas consciências não fizessem tanto barulho!!!...kkkkkkkkkkk

Ah! Francesco Tonucci é um autor italiano, que, embora não trabalhe com personagens individualmente caracterizados e nomeados, nos traz em sua obra Com olhos de criança um notável e desconcertante painel do mundo infantil em suas relações com o mundo adulto.



3 comentários:

  1. Legal o texto....Porque vc nao faz um post com o texto que escreveu para vovó Andrelina... Escrevi um par vovó Jajá. depois conferi lá.

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  2. Amei o texto, literalmente um tombo à vida escolar, onde em grande maioria dos professores não ministram suas aulas com tal dedicação a que tinham que serem dadas, eles literalmente fingem estar ensinando e os alunos cada ves mais fingem estar aprendendo, tenho por base minhas aulas no 2° grau e ate mesmo agora na faculdade. Os testes deveriam ser feitos para avaliar o aprendizado do aluno e a capacidade de ensinar do professor, mais nao é o que acontece, estranhamente, um professor que reprova mais da metade da sua turma é tido como um otimo professor, e a classe como a burra da escola, mas sera que nao é invertido? sera que a sala foi reprovado pela falta de qualidade do ensino deste professor? vcs que me desculpem, mais se um professor reprova metade de sua turma, pra mim ele nao sabe dar aula, nao consegue estimular seus alunos, agussar suas linhas de pensamento e busca ao conhecimento. esse e meu ponto de vista...

    Obs: Queria eu que todos os professores fossem como vc Carla, um exemplo de profissional, que Trabalha POr prazer e nao pra poder ter o seu salarinho na conta no final do mes.

    Abraço

    João Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Carla,

    muito bom o post! E ainda me fez conhecer os [ótimos] cartuns do Francesco Tonucci.

    Aproveito para deixar aqui o endereço do meu blog de professor:

    www.arsducaest.blogspot.com

    Abraços, bons caminhos!

    ResponderExcluir

Cola sua ESCREVÊNCIA na minha...Eu junto tudo e a gente faz uma canção...
Juntos, os nossos sonhos de ESCREVÊNCIA podem ser maiores...

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